segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Conceito de literatura brasileira

Resenha do ensaio “Conceito de literatura brasileira”, de Afrânio Coutinho¹.

Marcos Holanda
Profsocram@ig.com.br

O que é literatura? Quando começou?

Estas são as duas questões que levanta Afrânio Coutinho em um ensaio intitulado “Conceito de literatura brasileira”, afim de discutir a tradicional classificação da literatura brasileira em “Literatura Colonial e Literatura Nacional”.
O conceito, Literatura Colonial, segundo o autor, não é adequado à classificação literária brasileira, pois é um conceito puramente político, não aplicável ao objeto literário. “a literatura criada nessa condição pode ser inferior, da perspectiva da crítica literária, mas não é Colonial, isto é, não se produz segundo o mesmo processo pelo qual o povo colonizador exerce a colonização do povo colonizado”.
Buscando dessa forma, um conceito estético de literatura, Afrânio Coutinho considera como literatura brasileira toda a produção literária surgida desde o primeiro instante em que o europeu aqui se implantou.
Negando a classificação da literatura brasileira dos séculos XVI ao XVIII, como Literatura Colonial, fica claro que a definição Literatura Nacional, utilizada para definir a literatura brasileira dos séculos XIX e XX, também será descartada, uma vez que para ser nacional, a literatura não necessita do aval libertário. “A literatura brasileira iniciou-se no momento em que começou o Brasil”.
Dessa forma, Afrânio Coutinho levanta uma questão de absoluta e emergencial importância, que é justamente a revisão Crítica-estética-estilística de todo o nosso corpus literário, afim de encontrarmos uma periodização mais cabível à literatura brasileira, eliminando, assim, definições como, Período Colonial e Período Nacional e substituindo-as por Barroco, neoclássico, arcádico, romântico, etc.


_____________
¹ Este texto é uma resenha do ensaio Conceito de literatura brasileira, de Afrânio Coutinho - 1ª edição – Livraria acadêmica, Rio de Janeiro – 1960.

4 comentários:

Beatriz Helena. disse...

De fato, o conceito gera controvérsias. Mas acho fundamental tratar esse assunto, e penso que isso tem muita relação com o andamento do país, ainda hoje.

Lenilson Xavier disse...

Uma curiosidade: havia produção literária na cultura indígena?

O SENHOR É O MEU PASTOR! disse...

Pelo que eu entendi, o autor nos mostra que a literatura existe desde que o Brasil foi descoberto, logo penso que ele não relaciona os índios. E depois que os índios foram "educados" pode ser que existia uma "produção literária".

O SENHOR É O MEU PASTOR! disse...

Pelo que eu entendi, o autor nos mostra que a literatura existe desde que o Brasil foi descoberto, logo penso que ele não relaciona os índios. E depois que os índios foram "educados" pode ser que existia uma "produção literária".